MULEIDE

ASSOCIAÇÃO MULHER LEI E DESENVOLVIMENTO

flag.gif


Ultima atualização: Qua., 01 Fev. 2017 - 14:34 CAT+00
  
  

Saúde sexual, direitos sexuais e reprodutivos, HIV/SIDA, foi o tema da capacitação e reciclagem de activistas havida no centro de acolhimento da Manhiça, pertencente a Associação Mulher, Lei e Desenvolvimento (MULEIDE). A formação cuja facilitadora foi Fátima Issa, teve a duração de dois e contou com a presença de cerca de 20 participantes entre activistas e líderes comunitários oriundos de vários bairros da Manhiça.

No primeiro dia da formação, foram abordados dois temas, nomeadamente: Saúde Sexual e Reprodutiva e Direitos Sexuais e Reprodutivos (Conceito: Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva,Sexo e Sexualidade)e Direitos Sexuais e reprodutivos (conceito:Planeamento familiar e seus objectivosMétodos anticonceptivos e seus tiposGravidez precoce e uniões forçadasFístula Obstétrica).

“Nós precisamos deste tipo de conhecimentos, como activistas temos a missão de junto as comunidades replicar estas informações”

Segundo os participantes, estes temas são do interesse de todos, sobretudo dos jovens, na medida em que os mesmos ficam a saber da sua saúde sexual e reprodutiva, direitos sexuais. “Nós precisamos deste tipo de conhecimentos, como activistas temos a missão de junto as comunidades replicar estas informações. Pois, há um défice de conhecimento em matéria de saúde sexual e reprodutiva”, afirmaram os activistas da Total Controlo de Epidemia (TCE), momentos após o fim da formação, no primeiro dia.

Já no segundo dia, estiveram à mesa os assuntos relativos as Infecções de Transmissão Sexual-ITS, Vias de transmissão das ITS, Tipos de ITS, Introdução ao HIV e SIDA, Vias de transmissão do HIV e SIDA Diferença entre transmissão e infecção, Vias de prevenção do HIV e SIDA, Testagem e Aconselhamento do HIV e SIDA e Prevenção positiva.

À semelhança do que foi no primeiro dia da formação, os presentes mostraram-se congratulados, por mais uma vez, a MULEIDE trazer temas de extrema importância para a formação dos activistas. “Para nós estes assuntos revestem-se de muita importância. Uma vez que estamos permanentemente em contacto com as comunidades, precisamos de estar cada vez mais munidos de conhecimentos sobre HIV/SIDA, ITS e outros”, elaboraram os participantes no fim das actividades.

De salientar que esta actividade de capacitação e  reciclagem de activistas em matéria de saúde sexual e reprodutiva, direitos sexuais, ITS e HIV-SIDA foi realizada pela MULEIDE em parceria com a Haurralde.

Sida_2.png

Pensamento do dia

Não se vanglorie do que sabe, mesmo que seja um sábio. orgulho e elevação espiritual não são conciliáveis ”

- Autor Desconhecido 

SFbBox by casino froutakia

O que acha do site?

Galeria

Parceiros

  • a.png
  • b.png
  • c.png
  • d.png
  • f.png
  • g.png
  • h.png
  • i.jpg
  • j.png
  • oxfam_logo.png
  • safaid.png
  • usa_logo.png

   

  Copyright © Muleide 2015. Todos Direitos Reservados. Implementado por Oldemiro Naiene & Valdo Wate