MULEIDE

ASSOCIAÇÃO MULHER LEI E DESENVOLVIMENTO

flag.gif


Ultima atualização: Qua., 01 Fev. 2017 - 14:34 CAT+00
  
  

Por ocasião do Internacional da Saúde da Melhor celebrado no dia 28 de Maio, a Muleide convidou a AMODEFA (Associação Moçambicana para o desenvolvimento da Família) a ALCC (Associação de Luta contra o cancro) e Pathfinder Internacional, Diakonia e We effect a visitarem o Centro de acolhimento a vítimas de violência Doméstica na Manhiça.

 

O objectivo da palestra foi essencialmente os direitos da saúde da mulher, e que contou com a participação de varais activistas ligadas a Muleide.

A enfermeira Blanca do ALCC que falou sobre o cancro de mama e cancro de colo útero, referiu que existem vários tipos de cancro mas que o foco seria o cancro que afecta a mulher neste caso o cancro de colo de útero e cancro de mama.

  A enfermeira Blanca explicou que o cancro de mama não afecta só as mulheres mas também os homens, por isso, explicou o procedimento para rastreio de cancro tanto para as mulheres assim como, para os homens.

Após a palestra sobre o cancro, a Amodefa representada pela enfermeira Aida que falou sobre a importância do Planeamento familiar.

“ O planeamento familiar é uma forma de assegurar que as pessoas têm acesso a informação, a métodos de contracepção eficazes e seguros, a serviços de saúde que contribuem para a vivência da sexualidade de forma segura e saudável. A prática do planeamento familiar permite que homens e mulheres decidam se e quando querem ter filhos, assim como programem a  gravidez e o parto nas condições mais adequadas”.

A enfermeira Aida explicou sobre os vários métodos de planeamento e aconselhou a mulheres a se dirigirem aos centros de saúde para escolherem os tipos métodos e prevenção.

A Muleide apresentou igualmente palestras sobre Violência doméstica, aconselhamento jurídico e psicológico pela Maria Luísa para legal, pela Iracema Pascoal psicóloga, as duas da Muleide sede e pela Nilde Olinda Chiluvane, advogada do centro da Manhiça.

Maria Luísa palestrante da Muleide iniciou por explicar aos participantes, o modo como se tem feito o aconselhamento psicológico e encaminhamento jurídico, tendo dito que é feito em local privado calmo, e seguro; seguidamente fez saber que todos os utentes destes serviços gozam de um atendimento psicológico em que as psicólogas da universidade Politécnica, acompanham as vítimas ate ao gozo total da sua auto-estima confiança e determinação.

Igualmente foi reportado aos presentes a necessidade de aplicação da lei no 29/2009 sobre Violência Domestica contra as mulheres e a necessidade destas se acautelarem, denunciando na Muleide localizada na AV. Paulo Samuel Kankhomba no 2150, concretamente no gabinete jurídico e no centro da área onde residem, todos os actos ou atentados praticados contra si, no domicílio conjugal. Ficou a recomendação de não abandonarem os lares, depois de longo período de convivência conjugal, sob o risco de perderem os seus direitos.

Depois das palestras sobre os tipos que cancro que mais afectam a mulher, sobre o planeamento familiar e o aconselhamento Jurídico da Muleide, seguiu se actividades culturais, onde grupo Teatral da Muleide apresentou pecam teatrais.

Elisa Comé

Sida_2.png

Pensamento do dia

Não se vanglorie do que sabe, mesmo que seja um sábio. orgulho e elevação espiritual não são conciliáveis ”

- Autor Desconhecido 

SFbBox by casino froutakia

O que acha do site?

Galeria

Parceiros

  • a.png
  • b.png
  • c.png
  • d.png
  • f.png
  • g.png
  • h.png
  • i.jpg
  • j.png
  • oxfam_logo.png
  • safaid.png
  • usa_logo.png

   

  Copyright © Muleide 2015. Todos Direitos Reservados. Implementado por Oldemiro Naiene & Valdo Wate