MULEIDE

ASSOCIAÇÃO MULHER LEI E DESENVOLVIMENTO

flag.gif


Ultima atualização: Qua., 01 Fev. 2017 - 14:34 CAT+00
  
  

A activista social Graça Machel procedeu no mês de Fevereiro à oferta de 3 mil pacotes de pensos higiénicos às estudantes da Escola Secundaria de Graça Machel, na cidade de Maputo. Com objectivo de ajudar a manter raparigas carentes na escola durante os ciclos mensais, a activista.

 

A entrega do kit, avaliado em 90 mil rands se insere numa iniciativa piloto que será implementada nesta escola, sendo este o primeiro dos 4 lotes que serão entregues durante o presente ano lectivo. Os kits serão distribuídos gratuitamente através de um modelo a ser adoptado pela direcção da escola, tendo sempre em conta o benefício para as mais necessitadas.

Para Graça Machel, uma das principais líderes africanas na luta por direitos das mulheres e crianças, independentemente da condição financeira as raparigas devem encontrar na escola condições sanitárias adequadas para um melhor aprendizado.

 “Espero que esta iniciativa sirva de uma afirmação sobre o que é falar de educação da rapariga não é apenas promover o bom aproveitamento escolar, mas é necessário abordar questões de normas sociais. Algumas das normas sociais tem que mudar para que nós possamos desenvolver uma geração nova de mulheres que são auto- confiantes, que tem orgulho do seu próprio corpo e que saibam controlar os seus próprios corpos”-Disse

“ Por tanto a educação da rapariga também passa por abordagem serena dos aspectos crescimento da rapariga, e como nós ligamos o conhecimento na escola e com o crescimento na família e na comunidade. A educação na família e na comunidade tem que andar de mãos dadas, e aquilo que queremos desmistificar tem ser desmistificado pelos professores, pelas famílias, pela comunidade, dirigentes da educação”. -Enfatizou a activista social.

 “A iniciativa partiu de um  jovem  sul-africano que teve a ideia de subir o monte Quilimanjaro para mobilizar recursos, com o objectivo de ajudar as meninas carenciadas nas escolas e, a  partir daí, ele ficou a pensar nas milhares de meninas, como a sobrinha dele, que nesse período de desenvolvimento não têm alguém para lhes dar a orientação e muito menos recursos de como cuidar de si próprias”, explicou.

Por sua vez o mentor da iniciativa, Richard Mabasso disse que decidiu  agir para desmistificar a puberdade e os tabus e, ao mesmo tempo, dar dignidade às meninas que são assistidas.

“Começamos por uma escola com 50 meninas. Mas agora já alcançamos acima de 100 mil meninas, em três anos. O nosso maior objectivo é alcançar dois milhões de meninas até 2020″, disse.

Sida_2.png

Pensamento do dia

Não se vanglorie do que sabe, mesmo que seja um sábio. orgulho e elevação espiritual não são conciliáveis ”

- Autor Desconhecido 

SFbBox by casino froutakia

O que acha do site?

Galeria

Parceiros

  • a.png
  • b.png
  • c.png
  • d.png
  • f.png
  • g.png
  • h.png
  • i.jpg
  • j.png
  • oxfam_logo.png
  • safaid.png
  • usa_logo.png

   

  Copyright © Muleide 2015. Todos Direitos Reservados. Implementado por Oldemiro Naiene & Valdo Wate